Quais os benefícios da Sauna e Banho Turco?

Publicado por Tania em Massagens e Terapias

Estar sentado na Sauna ou Banho Turco (ou hammam) pode ter sido a melhor actividade que realizou durante todo o dia, isto porque a sua correcta utilização tem muitos benefícios para a sua Saúde. Mas quais são os benefícios para a Saúde?

Forma Natural de processos de cura e desintoxicação

Para já, as temperaturas altas das Saunas (80º a 100º) e Banho Turco (40º a 45º) induzem ao relaxamento muscular e o metabolismo funciona de uma forma mais rápida, ocorre uma vasodilatação, e as batidas cardíacas aumentam. O calor gerado, leva a que o corpo venha a ter uma febre artificial. A febre é uma reacção natural de defesa contra bactérias e infecções.

Combate aos efeitos de uma Vida stressante

Muitos de nós levamos uma vida sedentária e cheia de stress, e não tentamos fazer nada para nos manter em forma. Além dissoe juntando a má alimentação, o tabaco, o álcool, através do o nosso estilo de vida, não estamos a contribuir na qualidade de vida. Desta forma, a Sauna e o banho são uma das formas de combater todos esses

Tratamento Corporal

A pele é o maior órgão e complexo órgão do nosso corpo em que impede as bactérias de penetrarem. O suor remove as impurezas e as toxinas através dos poros, ocorrendo assim uma limpeza profunda da pele de dentro para fora. Está desta maneira associado também à nossa higiene.

Aliviar a Dor

Devido ao facto de o sangue percorrer o corpo de uma forma mais acelerada transportando oxigénio para a inflamação ou edema pode reduzir a dor. O que leva a um alivio da dor e a um a processo de cura mais rápida e natural.

Outros Benefícios para a Saúde

A Sauna tem como outros benefícios para a Saúde é o descongestionamento nasal, melhora as dores de cabeça e enxaquecas, dores menstruais e sintomas da menopausa. O Banho Turco trata de equizemas e acne, baixa o colesterol. Liberta toxinas, nomeadamente mercúrio e zinco, através da rápida circulação do sangue.

Forma de Perder Peso

De uma forma quase imediata, o corpo perde peso, devido a perca de fluidos através da transpiração. E será restabelecido, logo após a ingestão de líquidos. No entanto, é realizado um “exercício” benéfico ma Sauna, visto que o coração tem batidas cardíacas mais aceleradas para tentar refrigerar o corpo. Desta forma, por meia hora de uma sessão de Sauna o corpo queima entre 300 a 500 calorias. Nunca é demais salientar, que nem todas as pessoas conseguem realizar inicialmente trinta minutos de sessão.

A Sauna também pode ser parte de uma solução para as pessoas que não podem exercer um programa rigoroso de exercício físico. O corpo responde ao calor, através do aumento do ritmo cardíaco. O sistema cardiovascular funciona da melhor maneira para arrefecer a temperatura corporal e aumenta o metabolismo.

Acreditar ou não acreditar nos benefícios da Sauna e Banho Turco?

Finlandeses, Russos, Turcos e culturas Indo-americanas usaram estes banhos para o bem-estar de uma forma holística (relação entre o corpo, mente e alma).

Cientistas Alemães e Finlandeses realizaram estudos intensivos acerca dos efeitos que a transpiração e o calor produz no corpo. Doutores Europeus estão mais familiarizados com a desintoxicação que a Sauna e o Banho Turco produzem, e são os mais recomendados aos seus pacientes.

Já utilizou a Sauna e o Banho Turco? Qual é a sua opinião em relação aos benefícios da Sauna e do Banho Turco?

No related posts.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

51 Comentários em “Quais os benefícios da Sauna e Banho Turco?”

  1. antonio costa

    boa noite
    tenho 46 anos, 100kg 1,75 m, sou hipertenso,levemente diabético
    posso e/ou devo fazer sauna e/ou banho turco?
    obg

  2. Olá,

    Sou frequentador assiduo de Spa’s e das melhores instalações que os mesmos podem possuir são a sauna e o turco, apesar de preferir fazer o banho turco. Algumas pessoas dão-se melhor com o calor seco como o da Sauna, enquanto que outras preferem o calor húmido do Banho Turco como é o meu caso, tendo sempre de ter em atenção que pode ser prejudicial a quem tem problemas cardíacos.

  3. Joao Baltazar

    Eu e minha esposa apreciamos muito as informacoes publicadas neste site sobre a sauna e banho turco. Eu nao tenho problemas de pressao arterial, mas tenho o peso bem acima da media. Sera que posso utilizar a sauna normalmente? Qual deve ser a frequencia?
    Minha esposa tem se queixado de pressao arterial baixa. Existe algum tipo de sauna recomendavel para ela?
    Sera que nao estariamos a esforcar demasiado o nosso organismo, quando usamos a sauna?
    Quais sao as desvantagens da sauna e banho turco?
    Obrigado.

  4. Everson

    A utilização de Saunas é muito bom, o banho de sauna proporciona uma agradável relaxamento e a eliminação de toxinas presentes no corpo, atuando na purificação do sangue, da pele e do cérebro. Eu fui a uma sauna pela primeira vez no clube semana passada que utilizada equipamentos da Sauna Canadá, achei estranho, mas foi uma experiência muito boa. Fiquei satisfeito, eu recomendo.

  5. com a menstruação posso fazer banho Turco

  6. Maria Angela Niedt

    Gostaria de saber as regras da sauna: Quanto tempo pode-se ficar na sauna e no banho turco, o duche antes é importante? o duche após a utlização deve ser fria? o que é mais recomendado? o uso de lingeries ou simplesmente nua? qual a explicacao porque em alguns paises é proibido fazer sauna usando roupas de baixo (Alemanha, p.e.), deve-se fazer silencio, o contraste entre o quente da sauna e o duche gelado após aumenta a resistencia com relacao a gripes e resfriados????? Grata pela atencao.

  7. adorei o teu site, sempre que puder venho cá mais vezes =)

  8. Miguel

    eu queria saber se é saudável fazer sauna ou banho turco depois de uma sessão intensa de treino físico. É que uma vez que durante o treino o corpo ja perdeu grande quantidade de água, perder ainda mais com sauna ou banho turco acho que pode ser prejudicial.

  9. Ana Lucia

    Boa tarde
    Gostava que me informassem se tal como na sauna de deve fazer intervalos no banho turco para duche, e, se o mesmo deve ser de água fria. e muito importante se devo usar bikini ou se faço sem roupa. E ao iniciar o banho turco devo levar o corpo seco ou molhado?

    Aguardo uma resposta muito urgente pois tenho um banho turco marcado pra amanhã á tarde.
    Cumprimentos
    Ana Lucia

  10. Bom dia,

    Tenho 65 anos, toda a vida fiz exercicio fisico e somente meia duzia de vezes fiz sauna e banho turco, talvez por ter tido pouca disponibilidade para tal.Não sou hipertenso nem tenho qualquer problema de saúde, a não ser o colestrol elevado (260) sendo, contudo, o HDLc 70.
    Como agora tenho mais disponibilidade e continuando a fazer ginastica, pergunto: Devo fazer BT e sauna? Com que frequencia?
    Tenho 1,80m e peso 90k.
    Antecipadamente grato pela Vossa resposta.

    Manuel

  11. luziamariadacostathiam

    Pretendo montar uma sauna turca. Como devo proceder? Poderia ajudar-me nessa questão? No mais, muito obrigada,e a minha admiração! LU

  12. susana

    ihih

  13. Tenho 27 anos, 1.85 e 76 kg signfica que sou magro e n quero perder peso, gosto muito do banho turco e a minha pergunta é.. devo evitar a sauna e o banho turco¿ se continuar a fazer banho turco posso emagrecer? apesar de ficar sempre pouco tempo e beber água enquanto lá estou.

    obrigado,
    Bruno

  14. huguinho

    Olá,

    Gostaria de saber se posso fazer banho turco e sauna diariamente e se o mesmo é aconselhável, após um treino físico intenssivo.

  15. Depois de realizar exercício físico, e mesmo exercício intensivo, é aconselhável fazer sauna e banho turco.

    Isto porque ajuda o corpo a recuperar do esforço, melhorando o metabolismo e eliminando as toxinas.

    Excepto se tiver contra-indicações, por exemplo, tensão alta, problemas cardiacos, diabetes, entre outros

  16. wuesalodje

    é sempre bom descomprimir, e realmente fazer sauna, banho turco, ou banho turco depois de uma actividade desportiva, faz milagres. Revitaliza, sem dúvida. O importante é criar estratégias para que o stress, as ansiedades, principios de depressão nao tenham lugar na vida das pessoas. Ainda nao é acessivel introduzir qualquer tipo de terapia na vida da maioria das pessoas, mas vale sempre a pena investir em actividades que promovam o equilibrio mental, fisico, espiritual.

  17. Augustina Tenpas

    This is a very good piece, I found your blog page searching aol for a similar content and came to this. I couldnt come across to much other info on this piece of content, so it was pleasant to find this one. I probably will be back again to look at some other articles that you have another time.

  18. Olá

    Para isso contacte os representantes porque hoje em dia existe vários produtos no mercado e de excelente qualidade.
    Tenha sempre em atenção aos anos de garantia e à assistência das marcas.

  19. karina

    ola! gostaria se saber se é aconcelhado fazer banho turco e sauna ao mesmo tempo e quantas vezes se deve ou pode fazer. obrigada

  20. ola

    tenho feito sauna e banho turco e sinto-me bem melhor quem ainda nao fez faça que vai ver que é bom.

  21. ola eu gostava de saber se realmente fazer sauna emagreçe

  22. BELINHA

    TENHO FIBROMIALGIA, COM QUE REGULARIDADE POSSO FAZER SAUNA?Gostaria de saber as regras da sauna: Quanto tempo pode-se ficar na sauna e no banho turco, o duche antes é importante? o duche após a utlização deve ser fria?

  23. Celeste Rosão Couto

    Muito bom dia,
    Comecei há 15 dias exercício físico, num ginásio, com acompanhamento… Depois façi 15 minutos de sauna e 15 mi de banho turco. Quando tenho tempo, normalmente 2 vezes por semana, 3ª e sábado, depois do que acabei de referir, faço, 15 mi de jacuzi… Faço bem ou não?!
    Tenho dúvidas, gostaria quem me respondessem às seguintes questões:
    1- Devo usar roupa interior e ou fato de banho, quando faço a sauna e o bonho turco??!!… ou sem roupa?!
    2- Devo tomar banho com água fria ou quente, antes ou entrar directa, depois do exercício físico?!
    Muito obrigado
    Celeste

  24. Celeste Rosão Couto

    Esqueci de mais uma questão…nãos sei se tenho feito bem, mas depois da sauna e banho turco, tomo banho com água tépida e depois mais fresca… Faço bem, ou devo tomar com água quente?!
    Melhores cumprimentos e a continuação de uma boa semana. Celeste Couto

  25. Cara Celeste

    Para fazer sauna e banho turco deverá utilizar um fato de banho.
    Deve tomar um banho normal para eliminar o suor e a transpiração. E depois desse banho, aproveitar e passar o corpo por água fria.

    Cumprimentos

  26. Faz muito bem.

    Cumprimentos

  27. elisabete santos

    boa tarde, no meu caso ando num ginasio que tb tem sauna e banho turco. eu gostava imenso de experimentar, mas tenho algumas duvidas,tais com: se devo ir com roupa ou sem, se posso tomar banho normal a seguir, e se devo fazer esta pratica antes ou depois do exercicio fisico, tb tenho varizes e enxacecas não será prejudicial. espero resposta com alguma brevidade. obrigada

  28. elisabete santos

    já agora esquecime de perguntar tb o seguinte, se posso fazer esta pratica com o periodo menstrual, e com que regularidade ao longo da semana devo fazer pq estou num processo de perca de peso . obrigada

  29. Maria Carvalho

    Boa tarde.
    Eu faço ginásio todos os dias, porque eu tinha apeneia do sono, tive que emagrecer 10kg emagreci 15kg faço uma hora e meia de exercício físico, depois faço 15 minutos de banho turco, por fim tomo o meu banho, edrato bem o meu corpo com um bom creme….Tenho a dizer que me sinto muito bem. A minha pele de facto tem uma luminosidade que nunca tinha visto.Estou muito contente….Há!agora ando no ginasio,porque gosto de me sentir bem.Agora ando em manutenção depois dos objectivos compridos.
    Pergunto??? não faz mal fazer banho turco todos os dias?? Obrigado

  30. Tania, estou no curso de ciencias farmaceuticas no 4 ano e tenho um professor que disse que o eucalipto do turco interferia com o citocromo p450 influenciando assim nos resultados da pilula, até que ponto o turco tem esta desvantagem? cumprimentos

  31. Não existe nenhum problema em fazer banho turco todos os dias.

    Vai ajudar o seu corpo e mente em diversas maneiras.

    Cumprimentos

  32. Manuel

    Olá,
    Tenho 71 anos e há 6 anos que faço Hidroginática num Ginásio. Agora, pensei fazer também Sauna e Banho Turco, mas como tenho as tensões entre os 15 e os 8, será que posso fazer?
    Obrigado,
    Manuel

  33. Olá

    Eu comecei há pouco tempo a fazer banho turco. Gostaria de saber se tira as borbulhas porque ainda sou jovem e tenho algumas.
    Espero uma resposta

    Obrigado

  34. junior

    pela primeira vez, fiz o uso da sauna durante trinta minutos com duas interrução, depois de tudo senti que estava muito desidratado.
    qual é a melhor maneira de me reidratar?
    quais são os beneficios para a minha pele, uma vez que sou alérgico, digo, tenho uma pele muito sénsivel? brihgado

  35. Nessas interupções que faz, deve sempre tomar um duche com água mais fria,desde que consiga suportar bem. Nas primeiras vezes poderá utilizar água morna-fria.

    Nestas interupções deve beber sempre água, para hidratar. É muito importante, que o faça.

    Em relação às alergias, deverá ser mais espeífico. Em relação à sensibilidade da pele, se tiver uma sensibilidade dita “moderada” poderá fazer sauna, mas com mais interupções + duches + beber água. E depois de secar bem a pele, deve colocar um bom creme hidratante e regenerador.

    Espero ter ajudado!

  36. Elizabeth

    Olá. Sou asmática,será que o banho turco é benéfico? E a sauna?

  37. fernanda

    Gosto muito do banho turco, mas não sei o tempo de intervalo dos duches frios.
    Quanto à Sauna não gosto,pq, eu não transpiro como as outras pessoas e o que sinto, é:começo a aquecer demasiado e a secar,ou seja sinto-me uma castanha a murchar, deixei de fazer.

  38. Exma senhora,

    Deve realizar 10 a 15 minutos de intervalo, nesse periodo de tempo deverá ir ao duche e depois pode esperar um pouco no exterior do banho turco.

    Em relação às Saunas, nem todas as pessoas gostam, é natural porque as saunas são oriundas dos países nórdicos.

    Muito obrigado

  39. PAULO ROBERTO

    olà tenho 54 anos 78 kg e hipertenso posso fazer sauna ou nao? qual a temperatura ideal e o tempo? OBRIGADO

  40. Wilson Simão

    Com certeza o que faz bem é a ducha fria.

  41. Marlene Silva

    Olá, estou bastante interessada em usufruir de uma pausa zen de banho turco mas devido a ter bastantes alergia tenho receio de usufruir, gostaria de solicitar informações acerca desta terapia. Tenho urticária a água e ao frio, será que nesta terapia vou sentir bastante comichão como normalmente sinto após o banho?
    Aguardo ajuda para poder marcar.
    Obrigado

  42. O Banho Turco é vapor de água. Para saber se poderá ter sintomas menos desejados,poderá experimentar em casa.

    Se começar com os sintomas de alergia, poderá parar o processo de imediato. Se por outro lado, sentir-se melhor, poderá fazer banho turco mas sem nenhum aroma.

    Para experimentar em casa, poderá fazê-lo na casa de banho, enchendo a banheiro de água quente e fechar as portas e janelas. Produzirá vapor de água. (Não se esqueça que a casa de banho deve estar limpa e desinfectada) e sente-se numa cadeira.

    Espero ter ajudado. Melhores cumprimentos

  43. Alan Euder

    Ola,faço ultilizaçao de sauna ou banho turco a pouco tempo,tenho 1.78m e 85Kg,minha pergunta é:Quanto tempo devo permaneçer na sauna,para que eu possa imagrecer com saude?Pretando chegar a 75Kg.

    Obrigado.

  44. Lucilia

    Gostaria de saber as regras da sauna: Quanto tempo pode-se ficar na sauna e no banho turco, o duche antes é importante? o duche após a utlização deve ser fria? o que é mais recomendado? o uso de lingeries ou simplesmente nua?
    Sou hipertensa posso fazer sauna e banho turco, pois tenho peso a mais.
    Obrigado

  45. Ana Cabral

    Olá,

    quanto tempo se deve fazer por dia de banho turco e de sauna? Posso fazer as duas no mesmo dia?

    Melhore Cumprimentos

  46. Ana Carvalho

    Tenho tendência para tensão arterial alta, por vezes 15-9, posso fazer banho turco e sauna? Que precauções devo ter?

  47. vitor santos

    Tenho 60 anos,1,75m e 80kg. Vou começar a fazer ginásio, dia sim dia não, onde existe banho turco.
    Como proceder? Fazer banho turco 2 vezes por semana? Que benefícios e cautelas devo ter…

  48. Sara Oliveira

    Ando um pouco stressada, aconselha-me o banho turco ??

  49. genaro Santos Oliveira

    Sao Varios beneficios na minha experiencia como
    suanista(38 anos),retira toxinas do nosso corpo,ajuda muito a mente,ajuda o sono, perda
    de peso,alivio de dores(gota por exemplo sou portador)ajuda no controle da pressa alta,embelezaamento do maior orgao que possuimos, que e nossa pele, isto tambem com o
    ajuda de duchas fortes de agua fria que tonifica
    a sensacao de bem estar.
    Inclusive o Banho Turco(Vapor) com
    eucalipito,hortela,majericao,ervacidreira muito
    saudavel para o nosso pulmao, cabe ressaltar
    praticamente a himunidade para resfriados
    Agradeco a oportunidade, e estou a disposicao para
    indicar um local na cidade Sao Paulo(Ambiente
    estritamente Familiar com toda estrutura que faz desenrolar toda esta experiencia saudavel
    acima citada que obtive na minha vida.

    Abraco a Todos, e ao Dispor.

    Genaro Santos Oliveira

  50. conceiçao oliveira

    URGENTE!?!
    B dia. Comecei semana passada c jacuzzi e sauna(15 m); por avaria do mesmo fiz em substituição banho turco… não apreciei!A finalidade é relaxar após trabalho 2xs/semana. Qual a diferença entre ter vapor/calor ou apenas calor, vantagens/desvantagens de um e outro? Gostaria de saber v opinião. Obgd aguardo comentários. Cumprimentos.

  51. Sueli tanaka

    Olá,
    Tenho 3 perguntas,
    Fazer 2 sessões de banho turco por dia faz mal?.Entro de manha por 15 minutos( 5 paradas) e a noite por 30 minutos.
    Posso entrar na sauna ( dry) no mesmo dia? nesse caso uma sessão de banho turco 15 minutos de manha e a noiye outra de sauna.
    Fazer exercício antes da sauna ou depois e melhor?
    Muito obrigada pela atenção .
    Aguardo a resposta

Deixe um Comentário!