A Drenagem Linfática Manual

Publicado por Tania em Manicure e Pedicure

O que é a Drenagem Linfática Manual?

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem que promove a circulação linfática. De forma a ajudar o metabolismo a eliminar as toxinas, sendo uma das suas acções desintoxicantes. Esta técnica de drenagem auxilia a melhorar o sistema imunológico, visto que esta repleta de anti-corpos. A linfa inserida nos vasos linfáticos por vezes não consegue ser filtrar as impurezas do sangue, ocorrendo um bloqueio, a este “estado” é originado a chamada retenção de líquidos. A retenção de líquidos provoca inchaço, dor e por vezes edemas e ainda em determinadas zonas origina celulite. 

Como é realizada a Drenagem Linfática Manual?

A drenagem linfática é realizada com manobras manuais de pressões suaves, como bombeamentos, movimentos circulares, sempre no sentido dos gânglios linfáticos. No entanto, primeiramente desbloqueia-se as “portas” onde estão inseridas os maiores gânglios do corpo (de cima para baixo). E realiza-se as manobras da drenagem linfática de baixo para cima, sem nunca provocar dor, e com pouca pressão e com precisão dos movimentos. Não são utilizados cremes ou óleos na massagem drenante.

Quais os benefícios da Drenagem Linfática Manual?

A massagem de drenagem linfática manual tem óptimos resultados para as pessoas que tem retenção de líquidos e inchaço, devido ao seu efeito drenante e desintoxicante. Indicada para as pessoas que tem as pernas cansadas e inchadas nas quais podem surgir edemas, varizes ou hematomas.

Auxilia também na redução de celulite e gordura, sendo seu efeito adelgaçante e é especialmente recomendada para pós-operatórios e recuperação de cirurgias de estética.

Quais as contra-indicações da Drenagem Linfática Manual?

A drenagem linfática é contra-indicada para as pessoas que tem infecções agudas, tumores, cancro, abcessos e nódulos não estudados, descompensação cardíaca, trombose venosa profunda, tromboflebites, erisipela, hipertireoidismo, arteriosclerose avançada, hipertensão arterial.

Se tiver alguma questão ou quiser deixar o seu testemunho, responderei com a maior brevidade possível.

No related posts.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

50 Comentários em “A Drenagem Linfática Manual”

  1. Gabriel

    Post interessante. Agradecido pela visita.

  2. Parabéns pelo blog, vou passar a segui-lo :O)

  3. Joana Aleixo

    Olá,

    Post muito interessante podia desenvolver o topico da cavitação em conecção à drenagem linfática e seus beneficios.

    Obrigada e parabéns pelo site

  4. Camila

    Porque pessoas com asma bronquica não podem fazer a drenagem manual?

  5. maria cristina

    gostaria saber porque e contra indicado pacientes portadores asma pois esses pacientes tem grande acumulo liquidos por causa do merticortem medicação indicada para tra tamento sou portadora da doença muito obrigado

  6. filomena pacheco

    gostaria de saber porque nao e aconselhado a pessoas com hipertensao arterial.Eu sou hipertensa mas tomo medicacao todos os dias, mesmo assim gostaria de saber se e contra indicado

  7. andrea

    gostaria de saber porque a massagem linfática é contra indicado para pessoas com hipertireoidismo, pois sou portadora e queria muito fazer esta massagem.

  8. Alessandra

    Tive, a pouco mais de seis meses uma TVP, agora estou sofrendo com pernas inchadas e “pesadas”, gostaria de saber se passado todo este tempo ainda assim tenho restrições quanto a drenagem.

  9. André Mendes da Rosa

    Meu pai tem uma prótese metálica no lugar da Aorta uma válvula e marca passo e por isso toma diversos medicamentos, sendo que um desse é para controlar a grossura do sangue (RNI) que no caso dele estava em 1,5 e depois de consultar o cardiologista que recomendou aumentar a dose de Marevan, o sangue passou a ter RNI = 7,07. O problema é que meu pai começou a sentir uma dor na perna esquerda e no braço esquerdo apareceu um roxão grande do nada, após melhorar a perna esquerda a direita na parte da coxa ficou muito roxa como e ele passou a sentir uma dor intensa na coxa e na virilha, sendo que primeiro foi diagnosticado que poderia ser trombose e após isso e alguns exames que indicaram que meu pai perdeu em torno de 1 litro de sangue, está com anemia, sente cansaço intenso e os médicos não sabe, o que ele tem, pois segundo o cirurgião vascular, não é trombose, o que poderias dizer sobre isso? Já visse algum caso parecido?
    Abraços,
    André Mendes da Rosa
    Engenheiro e Técnico em Computação.

  10. MHelena

    Tenho uma doença hepática auto-imune que me obriga a tomar cortisona para o resto da vida. Uma das reações à cortisona, é o inchaço do rosto e zona abdominal.
    Posso fazer drenagem manual para minorar o efeito do inchaço ?
    Obrigada

  11. André Rosa,

    Como é obvio, o seu pai deverá consultar urgentemente um cardiologista no hospital para efectuar exames.

    No caso dele o sangue está com um RNI alto, o que faz com que o sangue esteja menos espesso, o que pode causar hemorragias, perdas de sangue e consequentemente anemia.

    Logo, o meu conselho seria recorrer novamente a um especialista e efectuar exames ao sangue (RNI)

    As melhoras para o seu pai.

  12. Tatiana

    Ola!! Gostaria de saber porque a drenagem linfatica e contra-indicada para pacientes asmaticos?

  13. gostaria de saber se a drenagem ajuda a diminuir a barriga para quem tem muita gordura na barriga

  14. Uma Drenagem Linfática Manual bem executada reduz significativamente a retenção de líquidos.

    Cumprimentos

  15. maria isabel alves

    Acho estes comentários mto interessantes, até pq podemos fazer comparações. Estou a fazer drenagem linfática aos membros inferiores por razões de má circulação mas como, tal como a “comentadora” MHelena tenho uma doença hepáticaa auto inmune e tomo corticóides. Noto nuita diferença desde que estou a fazer este tratamento. Gostaria tb de trocar algumas impressões sobre a doença que temos em comum com a MHelena. Fico à espera.

  16. Jéssica

    Um paciente com sequela de lesão do ligamento cruzado do joelho esquerdo, que apresenta diminuição de força na perna esquerda, inchaço no joelho, e dor a palpação no joelho, deve fazer drenagem linfatica manual naperna toda, só no joelho esquerdo ou na coxa e no joelho?

  17. Glorinha

    Olá! Excelente! Gostei muito!Sou esteticista e já vi pessoas a fazerem drenagem linfática utilizando muito creme ou óleos, e a fazer bastante pressão, mesmo muita força, penso não ser correcto!Acha que é correcto na massagem para celuite fazer muito força ao ponto de provocar hematomas? É que vejo cada coisa… obrigada

  18. Maria Aparecida

    Estou com uma alteração no resultado do exame de sangue o Eosinófilos está 698 normal até 300 ainda vou passar com o médico, mas comecei fazer drenagem linfática será que pode?
    obrigado

  19. Roberta

    Tive tvp a 7 anos atrás, posso fazer drenagem? Obrigada

  20. QUERO SABER VALORES,TEMPO DO CURSO DE FOTODEPILAÇÃO.PREÇO.

  21. Maria Carmo Reis

    Olá, eu estou interessada em fazer 1 drenagem, tenho 50 anos e vários quistos mamário( amartomas) o médico diz não ser relevante, será que posso fazer?

  22. Exma Senhora,

    Nesse caso, pode realizar drenagem linfática manual.

    Muito obrigado

  23. monica

    óla eu fiz o curso de drenagem e o meu professor ensinou a fazer com creme de massagem.

  24. Ana Lúcia

    Boa tarde, estou fazendo drenagem facial na minha vizinha e ela teve uma paralisia facial leve, e gostaria de melhorar o aspecto do rosto, fizemos 10 sessões ela gostou do resultado e fizemos mais 10 , quando ía terminar e antes de fazermos a última reparei sua face um pouco inchada, e resolvi claro não fazer mais, porque pode ter ocorrido isso, posso ter feito algo errado, ou pode ser devido uma outra causa, como fazer para reverter essa situação, não tinha acontecido nada durante todo o tratamento e estava fazendo 2 vezes na semana, por favor me deem uma resposta, obrigada.

  25. MaraL.dasilva

    Olá gostaria de uma orientação durante uma sessão de massagem terapêutica ao tocar um cliente nos ganglios linfáticos na virilha ele estava com o local um pouco inchado e reclamou que as vezes dói, pergunto o porque de tal inchaço, e o que e como devo proceder, grata,

  26. Olha eu tomo remédio para pressão alta, minha pressão arterial está controlada, mesmo assim não posso fazer drenagem? ja tive também problemas de calculo renal. queria uma opnião.

  27. carmecita

    porque quem tem pressao alta nao poder fazer a drenagem linfatica ,me exeplique, com detales por favor e obrigada.

  28. Tenho hipertireoidismo e gostaria de saber o motivo pelo qual a drenagem linfática é contra-indicada para esse tipo de problema. Obrigada.

  29. Tb tenho pressão alta. Tomo remédio. Começarei 20 Ss de Drenagem Linfática Eletronica. Posso ? Aguardo,

  30. Alessandra

    Ola! Gostaria de saber mais detalhes das contra indicaçoes da drenagem. Se puder me ajudar agradeço desde ja.

  31. silvana

    olá, algum tempo atrás antes de eu ter o meu 2º filho fazia a drenagem linfática am mim mesma e a 1ºvez q li a respeito gostei muito e passei a comprar revistas q falavam desse assunto pesquisava na net afim de aprender,e como tenho muita celulite a drenagem me ajudou muito,engravidei novamente e hoje busco produtos q possam me ajudar na drenagem logico não faz nenhum milagre,tem q se privar de muitas coisas gostosas p poder obter um melhor resultado e estou anciosa p voltar as minhas sessões de drenagem,sempre q preciso faço em mim mesma cansa muito mas o resultado é ótimo. bjs! Silvana

  32. Boa tarde,
    como é que a drenagem linfatica pode ser benéfica para o tratamento de edemas?

  33. Tenho 26 anos e tenho pressão alta e tomo remedio e já fiz 4 sessões de drenagens devo parar ou posso continuar?

  34. JJuliana

    Olá! Gostaria de saber se é contra indicada a drenagem para pacientes que tem prolapso da válvula mitral no coração?

  35. daniele

    olá,gostaria de saber se a drenagem ajuda no antistress

  36. porque a contra-indicação de asma-bronquial?

  37. priscila

    oi ,eu gostaria de saber se uma pessoa de 40 anos é sedentario sente dor e queixa de dor na perna esquerda, apresenta dor ao movimentar e a pele é oleosa com aspecto resecado e coloração amermelhada, a drenagem linfatica manual é indicada

  38. a drenagem linfatica tem contra indicacao para pessoas que fizeram cesaria?

  39. cibele

    Olá.
    eu queria saber se eu posso fazer massagem drenante,pq eu tive filho ha 4 meses a tras e se pode me preojudicar em alguma coisa.

  40. sandra moniz

    boa tarde pode me informar quantas vezes por mês devemos ou podemos fazer uma drenagem linfatica. obrigado

  41. Maria Ribeiro

    Olá. Eu tenho uma leve infecção cutânea (acne) que está a ser tratada. Entretanto, queria saber se me é permitido fazer sessões de dreangem linfática, visto que tenho este probleminha… Agradeço desde já :)

  42. PODE SE FAZER DRENAGEM LINFATICA EM ENXERTO DE BUMBUM?

  43. oque e´

  44. Leila Regina

    Tenho Prolapso na vauvula ´Mitral e Aortica MODERADA sera posso fazer DRENAGEM?

  45. Emília

    Boa noite, eu tenho 22 anos, peso 76kilos, gostaria de saber de consigo emagrecer as pernas com seccoes de drenagem linfática manual, realmente irei perder centímetros? a moça esta a cobrar me 5 seccoes 150 euros .. está caro? ajude-me pf

  46. Renata

    Bom Dia,sou esteticista e tenho uma cliente que tem muito inchaço nos pés,só que porém el atem pressão alta (controlada),posso está aplicando a drenagem linfática nela?
    Grata!

  47. Olá Renata,

    Sim, pode e deve fazer drenagem linfática.

    Vou lhe dar algumas dicas: Deverá utilizar um gel ou creme frio, preferencialmente que tenha propriedades para auxiliar o alivio de pernas cansadas (que também pode colocar nos pés). A drenagem também deve ser realizada na perna com maior incidência na zona do pé.

    O mais importante é trabalhar à volta do tornozelos, e na parte de cima do pé com movimentos descendentes em direcção à planta do pé.

    Espero ter ajudado.
    Obrigado

    Tânia

  48. magali

    minha mae tem pressao alta e tem muita retencao de liquido,ela pode receber as massagens de estetica e drenagem linfatica,ela tem 47 anos 1,65 de altura e esta pesando 98 kilos

  49. Carolina

    Eu sou hipertensa, tomo medicaçao. Tenho imensa retençao de liquidos!! porque nao posso fazer? :c se fizer drenagem linfatica que me acontece?

  50. Fabiana

    Gostaria de saber pq a Drenagem é contra indicada em caso de hipertensão…e se for controlada tem algum problema??

Deixe um Comentário!