Derrames e Varizes um mal disfarçado

Publicado por Tania em Produtos de Beleza

Derrames e Varizes são patologias que afectam muitas pessoas porém tem maior incidência nas mulheres do que nos homens. Isto devido a uma postura menos correcta, aos saltos altos, à realização de tarefas domésticas e oscilações do fluxo sanguíneo durante o ciclo menstrual, gravidez, o peso excessivo.  No entanto, existe outros factores que contribuem para essas patologias, a hereditariedade e a profissão.  

A sensação de pernas pesadas, cansadas, doridas e inchadas são os primeiros sintomas da insuficiência venosa, podendo também surgir cãibras.

Elas são muito mais do que uma questão estética. Se não forem tratadas a tempo, podem evoluir para situações mais sérias a nível da saúde. Trata-se de uma questão de saúde que se deve tratar com maior urgência, não devendo deixar agravar. Logo a prevenção é necessária e fundamental.

O ideal seria praticar exercício físico com regularidade, uma alimentação rica em fibras e variada, não se deve utilizar vestuário apertado nem saltos altos, evitar o calor em excesso e viagens longas.

Existem dois tipos de varizes
  • Telangiectasias conhecidas por derrames que são pequenas veias surgem debaixo da pele e semelham-se a pequenas linhas avermelhadas ramificadas 
  • Veias varicosas conhecidas por varizes são veias dilatadas e alongadas, com pequena ou grande profundidade, que surgem com uma cor azul cinza e que são originadas da falência valvular e perca de elasticidade e tonicidade.

Dicas de Ervanárias :

 
Castanha da Índia – reduz a sensação de dor e o cansaço das pernas.
Centelha Asiática – indicaca para insuficiência venosa e varizes.
Ginkgo Biloba – bom impulsionador para a circulação, melhora o flixo para o coração e é indicado para as varizes.
Gengibre – activante circulatório. Estimula todos os tecidos do corpo.
Hamamélia – pode ser aplicada em varizes e pernas cansadas.
Mirtilo – tem uma acção adstringente e tónica. Reforça as paredes dos vasos sanguíneos.
Videira – tónico venoso e de capilares sanguíneos.

Podem  ser encontradas em forma de chás, cremes, cápsulas ou gotas.

Dicas Tratamentos :

Drenagem Linfática (Massagem) ; Hidroterapia (Balneoterapia); Acupunctura (técnica oriental)

Porém,  o tratamento das varizes tem evoluído nos ultimos anos. Para além da cirugia convencional, que tem duas técnicas de actuação, a laqueação e o stripping, bem como outros métodos não cirugícos.

O inverno é a melhor época para realizar estes tratamentos. Estes serviços estão presentes em Clinicas de Estética e em Medical Spas.

Primeiro é necessário avaliar a situação de cada pessoa, localizar a existência das varizes e também dos derrames nos membros inferiores. E de que forma afectam, ou seja, se tem sintomas subjacentes ao problema, nomeadamente cansaço, inchaço, dores. Depois devem ser realizados exames complementares de diagnóstico como um Angiodinografia e ainda análises.

Depois de analisar todos os dados, pde ser planeada uma intervenção cirúgica ou não cirúgica.

Quando chega a fase de decidir qual o melhor método, é preciso ter em conta as expectativas dos pacientes,  em que é necessário perceber quais os possíveis resultados e no caso das cirugias quais os riscos de uma anastesia e da própria cirugia. A cirugia só se  justifica para retirar as veias que estão em más condições ou varicosas. A cirugia, no entanto, deixa sempre cicatrizes. Porém as cicatrizes poderão ser uma opção mais viável do que as préoprias varizes. Os médicos devem sempre tentar remover o mínimo possível, procurando não remover as safenas.

No que se refere ao laser, este é um tratamento mais actual para retirar os derrames e varicosidades com 3 a 5 milímetros de largura. O laser elimina os derrames pelo aquecimento e coagulação dos tecidos, ocorrendo assim uma cauterização. Em que o tecido coagulado é reabsorvido pelo organismo.  Os sinais de recuperação são notórios, num período de tempo de 6 a 12 meses.

Existe ainda no mercado a Escleroterapia, que consiste na injecção de esclorosantes que danificam os capilares. Porém tem mais complicações que o laser, porque os vasos saudáveis também podem ser afectados.Enquanto que o laser restringe a área afectada. E diversas vezes por Escleroterapia surgem mais derrames como também zonas avermelhadas e manchas.

A melhor decisão cabe a cada paciente devidamente informado.

No related posts.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

29 Comentários em “Derrames e Varizes um mal disfarçado”

  1. leonor

    tenho alguns derames nas pernas que me incomodam sinto-m sempre com as pernas cansadas,isto tambem porque no trablho n a descanso sao 8 a 10h sempre em pé,gostaria de sabre quanto pode custar uma cirugia para remover derames, e em que clinicas me poderam aconselhar

  2. Maria Martins

    depois de ler esta informação, peço informação mais personalizada,sofro desse problema já fiz várias escleroterapia, nada resultou, agradecia que me indicasse um médico para que possa resolver o meu problema.Obrigado

  3. manuela

    boa noite gostava de saber quando se faz uma secagem de derrames com injecoes ao fim de quanto tempo se ve resoltados obrigado

  4. Lígia

    Ola! Andei a fazer secagem aos derrames durante 3 meses, acho que fiquei bem pior… ja tinha feito noutros anos mas com um medico diferente, este ano experimentei uma medica e deixou-me as pernas cheias de marcas e os derrames triplicaram.. vou experimentar fazer o laser nao sei se sera melhor.

  5. Tenho 14 anos e já reparei para aí nuns 4 derramezinhos nas pernas…Tou muito preocupada e agradecia ajuda!

  6. Oi amigas o que a contece!!! Primeiro buscar um bom profissional pq dai sim resolvera os seus problemas. procure se informar sobre o médico, pesquise. Não vai a qualquer um ,,,porque infelizmente ta cheio ai… Um bom profissional se for o caso ira esclerosar sumindo de vez e depois de um exame ecodopler indicara se presciso for fara uma cirurgia. Td com muita seguranças. Pq? Varizes é coisa séria num é pra ficar indo á qualquer um ângiologista não. Eu amo a minha… Bjos e espero ter ajudado. Abraço da flores……..

  7. A escleroterapia feita com um bom proficional deixa as pernas limpassssssssssssssss. Conhece uma moça que todo mês jogava seu dinheiro fora fazendo aplicação, ficavva tudo roxoooooooo como normal e quando melhorava os hêmatomas la estava as malditassssssssssssssssss. Até que procurou outro médico e tudo se resolveu. Então reafirmo pesquise, se oriente e busque o melhor…

  8. benigna

    estive a ver o vosso site,eu tenho muitos derrames nas pernas e já tenho também nas costas na verdade estou a ficar com o meu corpo todo cheio de derrames, será grave para a minha saúde, fico a espera da vossa resposta, com os meus cumprimentos Benigna Alves

  9. ola.eu tenho bastantes derrames, devido ao meu emprego,pois estou + de 8h em pé e entao nao da para evitar que me aparecam derrames e as veias bastante salientes na perna atras do joelho.o que posso fazer e o que tomar?ja tive uma tromboflebite na perna direita e tenho medo a vir piorar.o que me aconselham? spray,cremes,capsulas e quais?

  10. Infelizmente, os derrames são prejudciais para a nossa saúde. Deverá conseguir melhorar os seus hábitos de vida.

    Cumprimentos

  11. mariiia

    oi tdo bem, alguem ke me indike uma clinica pra eu sekar os derramos. obrigado

  12. ola reparei a dias que tenho as pernas cheias de derrames estou um pouco assustada tenho 21 sera que vou ter mais?????a algum creme para isto???

  13. carmem

    eu tenho derrame nas pernas e gostaria de saber se tem algum jeito de desfarcar.

  14. anonima

    tenho apenas 16 anos e ja tenho pequenos derrames. estou assustada e gostava que me dissessem como evitar que me apareçam mais, mas de forma natural. :S penso que é hereditario pois a minha mae tem muitos.

  15. Vanessa

    BEM gostava de saber os preços do tratamento a lazer ?
    alguem sabe?

  16. Mirene

    Deixo aqui a minha experiência pessoal, que julgo ser uma boa ajuda no combate às varizes e pequenos derrames. Depois de ter passado algum tempo acamada por problemas de saúde… passei a ter celulite e derrames venosos nas pernas, como não gostava do que via e antes que se houvesse agravamento, informei-me muito bem sobre todos os métodos existentes para um combate sério para os inestéticos derrames e celulite. Foi então que decidi ser tratada pelo método da MESOTERAPIA. E digo-vos que está a resultar muito bem!!! Iniciei um tratamento semanal e em 2 meses, estou praticamente sem celulite e os derrames estão a desaparecer. Esta técnica não é invasiva e ajuda a desobstruir os vasos sanguínios para que sigam novamente o seu natural curso. Secar veias é uma grande asneira, porque reparem, as veias são como rios… se fechamos canais, eles terão que forçosamente seguir por outros aumentando o seu caudal e com as veias passa-se o mesmo, fazendo com que ‘rebentem’ noutro lado e nunca mais nos livramos deste problema. Por isso optei pelo tratamento natural. Este é o meu conselho, investiguem, leiam, questionem e só depois decidam!

  17. qual o trataamento mais eficaz para remover derrames e quanto custa .

  18. ola ja realizei a injecção para a eliminação de varizes,sou nova tenho 28 anos e vergonha das minhas pernas. Pois ja se passaram 4/5anos e os derrames teimam em aparecer, quando estou muitas horas de pé, as pernas incham, tenho dores e infelizmente meu oficio não ajuda…Mas agora inspirada por pelo conselho aqui deixado pela Mirene, vou tentar procurar a mesma ajuda e com tambem com resoltados positivos, espero partilhar com todos vos as boas noticias.Obrigado pelo concelho

  19. Minha mãe sofreu uma dor de cabeça forte, e no dia seguinte amanheceu com uma “bolça” de liquido branco(transparente)e na pele por traz desse liquido estava vermelho, ela sempre teve enchaquecas e dores fortes de cabeça.Gostaria de saber se é um derrame da pele ou o q ocasionou este vasamento proximo ao olho do lado direito da face.

  20. Como moro em um interior,ficou dificil levar ao medico,em alguns dias depois meus irmão levaram ao medico mais so restava a marca sem o liquido,onde com a declaração do médico,a familia ficou desconfortavel,pois ele disse q tinha sido uma pancada,sendo q ela tinha acompanhamento dos parentes e nada de pancada foi dado,ela nem se deu conta da marca com liquido na parte inferior do olho, onde deixou ela surpresa c a revelação do medico e repetia a todo tempo q o q sentiu foi uma dor de cabeça muito forte no lado direito da cabeça.Peço-lhe ajuda para desvendar este misterio para q a familia possa entender o pq daquela mancha c liquido abaixo do olho.Ela tem hj 76 anos.Obrigado por me ajudarem…

  21. bom dia.
    sempre tive alguns derrames nas pernas mas coisa pouca tambem acho que seija de familia, mas agora que engravidei derepente apareceu me bastante estou um pouco priocupada ja me dizeram que podem vir a desaparecer não a nada que eu possa fazer para que elas desaparexam.
    obrigada

  22. Fátima Gomes

    Tenho 47 anos e desde os 28 que tenho derrames,mas sempre tive muito cuidado, uso meias de descanso até suportar o calor, faço caminhadas, bebo mais ou menos 2L de água por dia,tomo Daflon 500 recomendado pelo meu médico,
    já fiz tratamento várias vezes com injecção, mas sempre com DR.Nunes Meirelles, que é um excelente cirurgião vascular,analisa a gravidade do problema, nunca me dei mal, faço tudo o que ele me manda após cada secção do tratamento.
    O médico na minha primeira consulta, tratou de esclarecer tudo sobre os tramentos.
    Para mim a alimentação, cuidado diário com cremes, o exercicio fisico é muito importante.
    Hoje tenho esta idade e tenho as minhas pernas
    mais ou menos para a idade.
    obrigado, tenham cuidado a saúde é importante

  23. achei muito boa a materia mas queria saber qual o preço das cirurgias e com que idade pode ser feita.
    obrigado!

  24. maria edna

    Boa Noite aos SRs.da Manual da beleza,gostaria de saber pois de os dias para cá, estou com minhas pernas doloridas e quando eu aperto um pouquinho sinto um enchaço nas pernas, pois sou cabeleireira, agradeço pela resposta agradeço!

  25. Natércia

    Boa noite,

    Sou uma mulher de 41 anos que sofre de má circulação sanguínea e tenho muitas varizes; No entanto chego a estar mais de 8h/dia em pé, o que não ajuda nada, e pratico aeróbica 2 vezes por semana em que além do esforço normal, fazemos exercícios localizados em cima das pernas e de vez em quando ao terminar os exercícios fico com uma enorme mancha (nódoa) negra por cima dos joelhos, no início da coxa; a minha questão é saber porque acontece isso e se devo deixar de praticar este tipo de gin+astica?
    Esperando pela a vossa resposta quero agradecer antecipadamente.

  26. Isaura

    Ola! tenho 22 anos e já tenho derrames desde muito nova comecei a ganhar +- com 15 anos. Acho que deve ser genético, a minha mãe também tem e já foi operada embora eu ache que não lhe deu muito resultado ainda tem algumas e ficou com marcas escuras nos sítios que as tiraram… Eu como ainda sou muito nova e já tenho derrames quase espalhados pelas pernas todas e começo a notar que algumas já começam a sair pra fora, outro problema é que fico com as pernas muito pesadas e cansadas á dias que me custas mesmo a andar, e o meu trabalho é quase sempre a pé. Gostava de saber se á algum tratamento eficaz? Onde o fazer? Qual o melhor medico? Se for possível indicar pra zona Norte era o ideal.
    Fico a aguardar resposta.
    Obrigada.

  27. Daniele silva

    oi?desde meus 20 anos sofro com muito cansaço nas pernas,muita queimação.e veias muito alteradas tem uma que pega do tornozelo ate até a panturrilha,de um calibre muito grosso,existe tratamento pra isso?quanto custa? não posso usar vestido no calor pois é nesse tempo que elas se alteram.

  28. sandra

    oi sera qui posso toma castanha da india tenho varizes e agora minhas perna esta emchado mi diga qui devo fazer

  29. teresa martins

    gostava de saber no caso de a pessoa ter imensos derrames e varizes ( quase nada salientes a não ser numa faze aguda) se é aconselhável fazer fotodepilação? ( pernas )

Deixe um Comentário!